Projetos realizados e em andamento:
Coordenação: Profa. Dra. Regina Célia Passos Ribeiro de Campos – DECAE FAE UFMG
Interação Teoria e Prática: implantação do Portal GEINE de Inclusão Escolar para formação de professores da rede pública de Educação Básica. Período: 03/2012 – 08/2016.
O objetivo deste projeto foi o de implantar um sistema tecnológico-operacional (Portal Moodle/UFMG on-line via internet) de disponibilização do conhecimento teórico apresentado em teses e dissertações na área temática da Educação Especial e temas afins, de forma a promover a interação entre teoria e prática para a formação de professores da escola básica e a comunidade educacional. (Ver página Portal GEINE neste site). Tendo sido aprovado no edital FAPEMIG (Educação Básica), com um apoio financeiro que considerava material de consumo, equipamentos e bolsas de iniciação científica e apoio técnico, fiz a seleção dos bolsistas e trabalhamos durante dois anos buscando o estado da arte das teses e dissertações, a partir do ano de 2011 e 2012. Após a seleção e análise dos títulos e resumos, cadastramos no Portal GEINE o total de 906 teses e dissertações que demonstraram oferecer contribuição à formação dos professores da Educação Básica.
Laboratório Interdisciplinar de Licenciaturas: formação de Educadores, produção e divulgação de experiências e materiais didáticos. Sub-projeto: Construção de materiais didáticos e divulgação de experiências sobre educação inclusiva para a formação de professores da educação básica Período: 2013-2015.
Durante o período de 2013 a 2015, participamos do projeto Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da Faculdade de Educação – UFMG, coordenado pelo prof. Dr. João Valdir Santos, buscando fortalecer as ações de construção de materiais didáticos e divulgação de experiências sobre educação inclusiva para a formação de professores da educação básica. Sob coordenação minha coordenação, esse subprojeto recebeu os subsídios necessários para a constituição do atual Laboratório de Produção de Objetos de Aprendizagem para a pessoa com deficiência – LAPOA. Basicamente, compramos os computadores e equipamentos para a montagem do LAPOA. Essa, foi sem dúvida, um grande incentivo às novas ações que se seguiram.
O Laboratório Interdisciplinar de Produção de Objetos de Aprendizagem para a pessoa com deficiência – LAPOA. Período: 2016- presente data.
O Laboratório Interdisciplinar de Produção de Objetos de Aprendizagem para a pessoa com deficiência – LAPOA foi implementado em 2016, a partir da experiência do LIFE e continua seus trabalhos até a presente data. Visa planejar, desenvolver, produzir, aplicar e avaliar as estratégias e objetos de Aprendizagem voltados para a inclusão em sala comum do público-alvo da Educação Especial, em diversas áreas do conhecimento e nos diversos níveis e modalidades de ensino. O projeto iniciou em 2016 e está em andamento com uma nova turma de bolsistas a cada ano. Concorremos a todos os editais do Programa de Inclusão e Acessibilidade do NAI UFMG e em todos, fomos contemplados com bolsas de iniciação científica. O objetivo geral do LaPOA é o de promover ações de formação que envolvam, numa perspectiva interdisciplinar, a produção e sistematização de ideias inovadoras e construção de objetos de aprendizagem para inclusão escolar do público alvo da educação especial, nos respectivos níveis ou modalidades de ensino. A pergunta que norteia os estudantes ao longo de sua trajetória de criação foi “Qual recurso ou ferramenta de aprendizagem é possível elaborar, visando à proposta da Inclusão Escolar da turma inclusiva em questão?” Essa pergunta se desdobra em inúmeras outras, desde aquelas de cunho estratégico, como: Qual a forma ética de adentrar na escola para realizar pesquisa? Até aquelas de cunho tecnológico: Como colocar som em um teclado? Essas e tantas outras questões se tornaram desafios. Umas nos fizeram mudar o rumo, outras foram pouco a pouco conquistadas. Consideramos ser necessário sensibilizar e mobilizar professores e estudantes da Faculdade de Educação/UFMG para as questões referentes à inclusão escolar nas escolas públicas e na própria UFMG. Alguns aderem e se prontificam a nos ajudar como co-orientadores, outros atropelados por outros afazeres vão pouco a pouco nos deixando… enquanto outros vão chegando e aderindo suas contribuições. Importante destacar aqui, a participação de vários professores da FAE, entre eles, a profa. Dra. Nilma Soares, profa. Dra. Terezinha Kawasaki, profa. Dra. Marina Tavares, profa. Dra. Taísa Liduenha, entre outros. Cabe destacar a participação do prof. Dr. Marcos Bortolus, que em 2016, nos apoiou no PARAMEC da Faculdade de Engenharia – Curso de Mecânica da UFMG e, em 2017, o prof. Dr. Maurílio Nunes Vieira, coordenador do CEFALA da Faculdade de Engenharia – Curso de Elétrica, que nos auxiliaram no aperfeiçoamento da ideia e na construção de um dos objetos do projeto. Importante destacar também a participação da profa. Fabiana Zuttin que acompanhou voluntariamente todo o processo 2016 e 2017 e trouxe contribuições significativas para a organização e reflexão dos resultados.Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, promove ações de pesquisa acerca dos processos de aprendizagem e ensino que envolvem a situação de inclusão escolar. Visa a formação interdisciplinar de estudantes como pesquisadores através da produção e sistematização de ideias inovadoras e construção de objetos de aprendizagem para suporte dos processos de inclusão escolar do público alvo da educação especial nas turmas inclusivas. Atualmente, a capacidade é de 5 estudantes de iniciação científica orientados.
Levantamento da Situação Educacional de crianças e jovens com deficiência de instituições de acolhimento da cidade de Belo Horizonte-MG. Período: 2017 – a presente data.
Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Naim Rodrigues de Araújo, do Curso de Licenciatura em Geografia da UFMG.
Iniciou-se em 2017 com o objetivo de verificar qual a real situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em situação de acolhimento institucional na cidade de Belo Horizonte MG. O Levantamento quantitativo que foi apresentado na defesa de TCC do aluno. Para dar continuidade e realizar novas investigações de campo mais aprofundadas, a pesquisa aguarda o resultado do edital Demanda Universal da FAPEMIG para o ano de 2019.
Desafios e perspectivas para o ensino de Geografia para crianças cegas: um estudo de caso no Município de Sete Lagoas – MG. Período: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Cínthia Fernandes, do Curso de Licenciatura em Geografia da UFMG.
O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios e perspectivas encontrados pelo professor da rede regular de ensino da cidade de Sete Lagoas-MG, ao ministrar aula de Geografia para crianças cegas. Os resultados foram divulgados por ocasião da apresentação do trabalho de Conclusão de Curso da aluna.