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II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar

O II Congresso Mineiro terá início no dia 11 de setembro de 2019 e término no dia 13 de setembro de 2017. Serão três dias intensos debates que com certeza renderão bons resultados. Com 250 vagas oferecidas para o público alvo de professores, pesquisadores, estudantes e aberto à comunidade em geral.

A temática do evento proposta está focada na Inclusão Escolar como direito de aprender. Seu principal objetivo é discutir, no cenário atual, o processo de inclusão com foco ao direito ao acesso à aprendizagem e divulgar, como na edição anterior, estudos que desenvolvam novas ferramentas e metodologias de ensino voltadas para a acessibilidade e inclusão educacional de pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais.

A nova proposta de organização do II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar está em consonância com o esforço da equipe de pesquisadores do GEINEUFMG, no sentido de articular, ampliar e consolidar o projeto de formação de professores para inclusão escolar do estado de Minas Gerais.

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I Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar

O I Congresso Mineiro teve como data de início o dia 13 de setembro de 2017 e data de término no dia 15 de setembro de 2017. Foram três dias intensos que renderam bons resultados. Com 250 vagas oferecidas, tivemos 210 inscrições confirmadas e, com todos os envolvidos, 237 participantes.

A temática do evento proposta foi a Inclusão Escolar desde a Educação Básica ao Ensino Superior, suas possibilidades e perspectivas atuais. Seu principal objetivo foi abrir espaço de discussão sobre a acessibilidade e inclusão escolar e divulgar estudos que desenvolvam novas ferramentas e metodologias de ensino voltadas para as pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais, nas várias modalidades de ensino.

A proposta de organização do evento I Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar esteve em consonância com o esforço da equipe de pesquisadores do GEINEUFMG, no sentido de articular, ampliar e consolidar o projeto de formação de professores para inclusão escolar. Essa proposta busca contribuir para a formação de novas gerações de professoras e professores mais sensíveis e conscientes da inclusão escolar de crianças com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nas escolas da Educação Básica, para a rede pública.

Quintas Inclusivas

O evento <<Quinta Inclusiva >> acontece geralmente na última quinta-feira de cada mês letivo, gratuito e aberto ao público, aborda temáticas ligadas à inclusão escolar dos diversos públicos da educação especial: acessibilidade, tecnologias assistivas, deficiência visual, transtornos do espectro do autismo, educação de surdos, inclusão na indígena e na educação do campo, entre outros. Devido ao atual contexto educacional brasileiro, no ano de 2019 as quintas inclusivas deixaram de acontecer.