Programa

O PROGRAMA GEINE EXTENSÃO, PESQUISA E AÇÕES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O Programa GEINE engloba dois projetos: um projeto de extensão e outro projeto de pesquisa. O projeto de extensão “Acesso e apropriação dos conhecimentos básicos sobre a educação inclusiva” foi aprovado e disponibilizado uma bolsa de extensão, segundo o Edital PBEX n. 04/2012 (PROEX/SIEX). O projeto de pesquisa, encaminhado para a FAPEMIG Edital 13/2012, foi aprovado e está em andamento. Ambos projetos estão vinculados ao GEINE.

O presente Programa apresenta como justificativa fundamental a certeza de que somente com a formação dos novos professores alunos das licenciaturas, dos profissionais da rede de educação pública brasileira e o esclarecimento de toda a comunidade acadêmica e educacional será possível contribuir para a diminuição dos mitos e preconceitos que pesam sobre os portadores de deficiência, a democratização da qualidade educacional e social através do acesso e apropriação dos conhecimentos básicos sobre a Educação Inclusiva para professores e alunos nos diversos níveis da Educação.

Ao observar o cotidiano das escolas públicas, registramos a presença de crianças com uma diversidade de carências sejam elas ocasionadas por questões de saúde física ou mental. Os paradigmas sociais de segregação e exclusão, mitos e preconceitos sobre a deficiência, apesar de tantos esforços, ainda continuam presentes nas instituições educacionais e na sociedade em geral. A Educação Inclusiva no Brasil, nos últimos anos, tem produzido mudanças nesse quadro de segregação e rompido com padrões de individualidade e normalidade que a sociedade estabeleceu até então. (LIMA, 2006).

A contribuição esperada do Programa GEINE é a produção de conhecimentos acessíveis sobre a Educação Inclusiva para a formação de professores e para a melhoria da qualidade da educação básica no que se refere à inclusão escolar do público alvo da Educação Especial.

Confira mais informações abaixo:

GEINE ENSINO

GEINE EXTENSÃO

GEINE PESQUISA